Área de Concentração: Engenharia de Processos

 

Linha de Pesquisa

Processos Industrias

Esta Linha de Pesquisa insere-se no campo das engenharias com uma atuação multidisciplinar nos Tópicos de Pesquisa descritos abaixo  com direcionamento e aplicações na indústria de Mineração, Metalurgia, Agro-florestal e entre outras. Neste sentido, a linha de pesquisa eleita tem por objetivo produzir conhecimentos e formar pessoas capazes de desenvolver processos e produtos nas referidas áreas e setores. Esta linha é então subdividida nos seguintes Tópicos de Pesquisa:

 

1 - Controle e Automação de Processos:

O tópico de pesquisa em Controle e Automação de Processos surge como uma resposta à necessidade de modernização das diversas plantas industriais existentes e a serem implantadas na Região Amazônica no sentido de reduzir seus custos operacionais e torná-las mais competitivas. Como um dos tópicos da área de Engenharia de Processos, ele se propõe a: 1) Utilizar técnicas de modelagem e identificação de sistemas para obter modelos representativos do comportamento dos sistemas a serem estudados em suas faixas de operação; 2) Aplicar ferramentas de análise de margens de estabilidade e de robustez de sistemas; 3) Aplicar técnicas modernas e avançadas de controle para que os sistemas satisfaçam às exigências de desempenho impostas de acordo com objetivos específicos; 4) Utilizar ferramentas de monitoração de variáveis e de diagnóstico inteligente de sistemas a fim de se predizer a ocorrência de possíveis faltas e estudar formas de evitá-las ou corrigi-las; 5) Aplicar técnicas de controle em análise de sistemas de energia; 6) Análise de estabilidade de sistemas híbridos de energia; 7) Sistemas de controle aplicado à eficiência energética e proteção de sistemas elétricos.

 

2 - Processos Industriais:

O tópico de Processos Industriais surge principalmente como uma resposta ao crescente interesse pela transformação de recursos minerais da Região Amazônica. Como um dos tópicos da área de Engenharia de Processos, ele objetiva interpretar os fenômenos físicos e químicos envolvidos nos processos industriais de transformação; propor modelos que descrevam fenômenos e processos de interesses industriais; assim como desenvolver metodologias de solução para problemas fundamentais e aplicados de interesses diversos.

Neste tópico de pesquisa se atuará no uso e desenvolvimento de produtos e processos de beneficiamento de recursos minerais da região Amazônica, assim como nos processos energéticos e ambientais envolvidos na transformação. Como exemplo, podemos citar: exploração de bauxita, minério de ferro, minério de cobre, ouro, caulim e outros; desenvolvimento de produtos e processos mais nobres a partir de insumos minerais brutos disponíveis, tais como na produção de materiais cerâmicos, alumina metalúrgica, alumínio metálico, no desenvolvimento de catalisadores, no estudo de processos químicos, reciclagem e reaproveitamento de resíduos da indústria de mineração, bem como o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o controle de impactos ambientais. Especificamente os tópicos de pesquisa de interesse são: i) Processos Industriais inorgânicos de transformação; ii) O uso de conhecimentos de Termociências na análise de processos de transformação; iii) Análise de fenômenos ambientais, relacionados aos processos de transformação; iv) Desenvolvimento de processos para reaproveitamento de resíduos das indústrias de transformação; v) Operações de separação convencionais e não convencionais (Absorção, adsorção, extração sólido/líquido, destilação por arraste a vapor, Transporte de particulados, etc).

 

3 - Processos Produtivos e Ambientais:

Neste tópico de pesquisa busca-se abordar a gestão de processos produtivos ligados às linhas de produção industriais, objetivando-se identificar as principais causas de paradas e gargalos de linhas de produção fabril. Ainda, busca-se também o controle ambiental e tratamento de resíduos de processos industriais no que diz respeito à emissão de efluentes industriais.