A Universidade Federal do Pará (UFPA), pioneira na formação de recursos humanos na Amazônia, tem o dever de não apenas de acompanhar o crescimento da atividade industrial na Região onde ela está inserida, mas também de atuar de forma ativa a fim de viabilizar esse processo. Nesse sentido, os Programas de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia da UFPA oferecem mestrado e doutorado acadêmicos em ênfases com afinidades às demandas industriais da região. Entretanto, mesmo sendo reconhecidos pela CAPES, os Programas enfrentam uma grande dificuldade para tornar viável que profissionais de empresas da região frequentem os cursos regulares de pós-graduação Stricto Sensu, devido ao horário, ao período de duração, ou até mesmo ao próprio conteúdo do curso sobrecarregado em teoria, que dificulta o acompanhamento de quem o assiste, sem a possibilidade de dedicação exclusiva.

Diante dessa realidade, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (PPGEP/ITEC/UFPA) se propõe a oferecer um curso de educação continuada, em nível de Mestrado Profissional, enfatizando as novas tecnologias na área de Engenharia de Processos de Transformação, objetivando atualizar e capacitar profissionais das indústrias da Região que não podem se dedicar exclusivamente aos seus cursos regulares de pós-graduação Stricto sensu.

Assim, o PPGEP se encaixa perfeitamente num mercado de rápida evolução tecnológica, procurando atender aos profissionais da indústria que sintam a necessidade de um embasamento teórico em sua área de interesse, bem como de uma atualização em aspectos tecnológicos, mas que não tenham disponibilidade de tempo ou interesse em cursos Stricto Senso acadêmicos. Desta forma, espera-se poder contribuir para a consolidação de um modelo de desenvolvimento regional e de formação de recursos humanos compatível com as expectativas, demandas e capacidades locais.

Outro fator importante a se considerar é que, no que concerne à formação específica de profissionais em Nível de Mestrado nas duas (02) linhas do PPGEP, a Região Amazônica dispõe de cursos consolidados somente em Belém, que está situada na região do extremo nordeste da Região. Assim, o PPGEP se propõe a ofertar turmas de acordo com a demanda que surgir seja pelas empresas distribuídas principalmente no Estado do Pará ou nos outros Estados da Região em colaboração com instituições locais.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos foi recomendado na 133ª Reunião CTCES realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2012 e reconhecido pelo MEC nos termos da portaria Nº 11, de 04 de janeiro de 2013, publicada no D.O.U. em 08/01/2013.

Compõe o público alvo deste curso de Mestrado Profissional os Engenheiros egressos das Engenharias (Elétrica; de Automação; da Computação; Mecânica, Química, Civil) ou outras que desejam obter habilitação para atuar nessa importante área, hoje considerada indispensável para o desenvolvimento de qualquer atividade industrial.

 Em síntese, as justificativas apresentadas dão a dimensão da necessidade e da importância para a Região Amazônica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, em nível de Mestrado Profissional, com as linhas de Processos Industriais e Controle e Automação de Processos, no Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará.